Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

Tratamento

Cirurgia Genital Feminina I

Uma área ainda sujeita a tabus, a cirurgia estética genital, tem por objetivo a reconstituição ou melhoramento do aspeto estético e funcional dos genitais femininos, permitindo á mulher um aumento da autoconfiança e assim disfrutar em pleno da sua sexualidade.

Algumas mulheres já nascem com deformidades outras vão sofrendo alterações dos seus genitais devido a partos traumáticos, menopausa e alterações hormonais. Estas alterações levam a que tenham vergonha do parceiro durante o ato sexual. As zonas genitais mais frequentemente tratadas são o púbis, grandes e pequenos lábios, clitóris, períneo, vagina.

Púbis

Um volume exagerado do púbis ou monte de vénus, está habitualmente associado a mulheres que emagreceram rapidamente quer por dieta, quer após cirurgia. Pode também ser constitucional.

A correção é realizada através de uma lipoaspiração, sob anestesia local ou sedação. Não carece de internamento ou de retirar pontos. No pós-operatório é de prever edema, equimoses e desconforto ligeiro, pelo que não é recomendável relações sexuais durante 2 a 3 semanas. A recuperação total leva em média 30-45 dias.

Grandes lábios

Com a menopausa ocorre habitualmente uma perda de gordura dos grandes lábios, ficando estes mais flácidos. Este fenómeno por outro lado, leva a que os pequenos lábios pareçam maiores.

A recuperação do volume natural dos grandes lábios, pode ser feito com a gordura da própria paciente ou com produtos de infiltração, sendo a mais utilizada e segura, o acido hialurónico. O acido hialurónico preenche de imediato e estimula a produção de colágeno tipo III, criando uma matriz de fibras de sustentação. Habitualmente precisa retoque ao fim de um ano ou sempre que for necessário.

O procedimento pode ser realizado em consultório, se optarmos por infiltração com substância de preenchimento, sob anestesia local e tópica. Demora cerca de 30 minutos e não necessita pontos. A recuperação total leva cerca de 15 dias. Quando se opta por aumentar com gordura, será necessário aspirar gordura e prepará-la de modo a ser injetada. Este processo demora cerca de 1 hora e a anestesia mais confortável será a sedação, pois é mais doloroso. A recuperação também pode ser um pouco mais prolongada. Durante o período de recuperação não deve usar roupas apertadas, nem massajar a área.

Vagina e períneo

Muitas mulheres sujeitas a partos vaginais traumáticos, rasgam o períneo e a entrada vaginal, levando a desconforto durante a relação sexual, com diminuição de prazer por parte do parceiro sexual e a diminuição de prazer na mulher e constrangimento pela entrada excessiva de ar no canal vaginal. A perineoplastia e a vaginoplastia, permitem a reconstrução do períneo e entrada do canal vaginal. É realizada sob sedação, podendo ou não ser necessário internamento de 24h.

O pós-operatório é indolor, não sendo necessário retirar pontos, pois estes muito macios são reabsorvidos pelo organismo. Recomenda-se descansar 72h. A recuperação total leva cerca de 45 dias, período em que a abstinência sexual é obrigatória e não pode usar tampão menstrual. Ao fim de 3 – 4 semanas recomenda-se ir introduzindo progressiva e diariamente um e depois dois dedos suavemente, de modo a ir perdendo o receio da penetração.

Durante a primeira relação sexual após a correção, a penetração deve ser feita suavemente e com bastante lubrificação. A perineoplastia pode ser realizada associada a cirurgia corretora de cistocelo, ureterocele ou retocelo, situações também relacionadas com sequelas pós-parto ou envelhecimento.