Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

Mulher

O Botox na atualidade

A toxina botulínica, substância utilizada há mais de 40 anos, inicialmente utilizada para tratar problemas oftalmológicos musculares, tais como estrabismo ou espasmos das pálpebras. Alargou o seu campo de utilização ao longo dos anos, até como ajudante em certo tipo tratamento do hemorroidal.

Atualmente mais conhecida no tratamento das rugas faciais, especialmente na região da testa, glabela e “pés de galinha”. Pode também ser utilizada no tratamento da enxaqueca, da sudação axilar excessiva, na disfunção da articulação da mandibula, na correção do sorriso gengival. A nível do pescoço, também se consegue melhorar quando em pescoço magro, começa a aparecer alguma flacidez. A toxina botulínica tipo A, é produzida por uma bactéria o Clostridium Botulinum e a sua ação reside na paralisação temporária dos músculos envolvidos na área a tratar. Embora ainda muito conhecida como botox, a primeira marca comercial, existem atualmente várias marcas comerciais, com diferentes nomes, entre outras, Vistabel, Dysport, Azzalure, Xeomin, Bocuture, etc, cujo princípio ativo, a toxina botulínica é o mesmo, variando o tipo de proteína transportadora, o tipo de transporte à placa neuro muscular, os números de unidades de toxina, necessidade de ou não de conservação no frio, eficácia associada, durabilidade do efeito. A toxina quando incorretamente aplicada ou quando migra secundariamente para pequenos músculos indesejáveis que se encontram perto dos músculos que se querem bloquear, podem originar aquele “ar muito artificial”. Embora estes efeitos sejam temporários, cerca de 1 a 3 meses, não são esteticamente agradáveis. Estes motivos levam a que deva sempre ser aplicada por um médico especialista.

Estudos efetuados ao longo dos anos, mostram algumas pequenas diferenças na velocidade de impregnação dos músculos, consoante o tipo de toxina botulínica. Quanto menor for a velocidade de impregnação, menor o risco de a toxina migrar para músculos que não queremos, sendo este aspeto muito importante em estética. A ausência de complexo proteico em algumas marcas, diminui a probabilidade de reação imunológica, a qual pode ser responsável pela ausência de efeito da toxina ao fim de alguns anos. Todas as marcas de toxina são válidas. O seu tempo de duração muito idêntico, embora com algumas diferenças. A escolha depende de cada caso individualmente e da experiência do médico. Exercício físico muito intenso frequente e anti-inflamatórios em grandes doses, podem acelerar o metabolismo da toxina botulínica a nível da placa neuromuscular e assim diminuir o tempo de efeito do tratamento. A durabilidade também pode variar na mesma pessoa de aplicação para aplicação, já que depende de fatores variáveis de metabolismo do nosso corpo.

A aplicação de toxina botulínica deve ter sempre em conta, a colocação da dose certa, a qual varia consoante o músculo e o indivíduo e uma avaliação ao fim de uma a duas semanas, de modo a ser injetado mais “retocado”, se necessário. Deste modo com certeza, conseguirá o objetivo principal, “cara passada a ferro”, mas mantendo um aspeto natural. Existem raramente pessoas, cujos músculos reagem muito pouco á toxina, mesmo quando dada na dose e locais certos e outras que rapidamente o músculo deixa de reagir, encurtando o período de ação. A aplicação de toxina botulínica é praticamente indolor, rápida e não carece de nenhuma preparação prévia. Exige sempre uma avaliação clínica prévia, pois embora raras, existem algumas contra-indicações. Poderá continuar a sua vida normal, exceto exercício intenso durante as primeiras 72h e massajar as áreas onde foi aplicada, isto para evitar migração da toxina para outros músculos que não queremos. A sua durabilidade média de ação é de 4 a 6 meses. Idealmente deverá fazer no início do verão, especialmente se gosta de praia e ar livre, pois ao impedir a contração muscular, impede e atrasa o aparecimento de determinadas rugas, especialmente no andar superior da face. No andar inferior da face, a toxina botulínica não resulta tão bem e deve ser aplicada com muito cuidado e em situações muito específicas.

Ideias preconcebidas de que este tipo de tratamento resulta pouco natural ou de que não deve ser começado em idades mais jovens, não são de todo verdade. A aplicação de toxina botulínica na face desde que feita por profissional competente e com experiência, permite um resultado natural, com alisamento da pele, sem complicações e um atraso no aparecimento de rugas se iniciado precocemente, antes da ruga começar a instalar-se definitivamente. Cremes e suplementos dietéticos que dizem ter efeito “botox “, são uma farsa. A única maneira de relaxar os músculos da face responsáveis por rugas é injetando a toxina botulínica no músculo responsável. Atualmente muito banalizada a sua aplicação e muito acessível economicamente, deve, no entanto, ser feita só por médicos, para evitar complicações, que apesar de na maior parte dos casos serem ligeiras e de resolução rápida, não podemos esquecer outras mais graves e evitáveis.