Cada vez mais procurada, quer pela mulher quer pelo homem, a bioplastia consiste numa remodelação dos contornos do corpo, através de injeções de produtos biocompatíveis com o corpo humano.
Cada vez mais procurada, quer pela mulher quer pelo homem, a bioplastia consiste numa remodelação dos contornos do corpo, através de injeções de produtos biocompatíveis com o corpo humano.
Neste momento, estão presentes na nossa sociedade, profissionais de saúde e outros profissionais não relacionados com saúde, que exercem bioplastia sem permissão para tal. Deste modo, acarreta complicações graves e resultados desastrosos. Portanto, a escolha do profissional é um dos aspetos mais importantes.
A bioplastia permite esculpir determinada área do nosso corpo. Consegue-se, assim, aumentar determinadas áreas do corpo e rosto, corrigir depressões e deformações. É um método minimamente invasivo, simples, sem cortes e, por isso, pode ser realizado por etapas. O paciente pode acompanhar pelo espelho, pois, a anestesia na maioria das vezes é local.
Os resultados são logo visíveis e não necessita de internamento. O produto pode ser injetado a vários níveis de profundidade de acordo com a área a tratar e efeito pretendido, tais como:
• subcutânea;
• submuscular;
• justa periósteo.
Assim, pode ser usada para restaurar os contornos da face que se vão perdendo com o tempo, devido á perda de osso, músculo e gordura. Exemplo disso é o contorno da mandíbula que pode ser restaurado com bioplastia. Pode substituir ou adiar a necessidade de cirurgia em pequenas correções de flacidez da face, embora não substituindo o lifting cérvico-facial, quando a flacidez está bem estabelecida.
A deformação da face por atrofia de gordura que ocorre nos pacientes portadores de HIV, é outro campo de aplicação da bioplastia. Pode-se aumentar a harmonia facial, jogando com o aumento da região malar e mentoniana, de modo a ficarem mais proporcionais às outras estruturas da face, nomeadamente o nariz. Pode remodelar-se o dorso e levantar a ponta nasal, corrigir ou disfarçar pequenas imperfeições congénitas, traumáticas ou mesmo irregularidades após a rinoplastia.
O lábio também pode ser aumentado de um modo natural e sem complicações futuras.
A nível do corpo, pode ser utilizada para aumentar as nádegas ou para disfarçar a flacidez que surge com o passar dos anos. É utilizada na parte inferior das nádegas para corrigir assimetrias e aumentar o volume das pernas, nomeadamente da região dos gémeos.
As mãos que também envelhecem pela perda de gordura subcutânea, levando a que tendões e veias se tornem mais visíveis, também podem ser rejuvenescidas com a bioplastia.
Outro campo também cada vez mais procurado é a bioplastia dos genitais femininos, tais como:
• bioplastia dos grandes lábios: ficam mais flácidos, especialmente após a menopausa ou mesmo flacidez/hipotrofia constitucional em idades mais jovens.
Existem vários tipos de produtos usados em bioplastia, como por exemplo, o ácido hialurônico, a policaprolactona, o ácido polilático.
São produtos que preenchem imediatamente e ao mesmo tempo a curto prazo. Estimulam a formação pelo nosso corpo de colagénio, o que vai permitir resultados consistentes ao longo dos anos, com necessidade mínima de retoque e grande segurança.
Produtos com metacrilato, são produtos definitivos, sendo o mais conhecido o polimetilmetacrilato. Os produtos definitivos menos dispendiosos, têm o inconveniente de apresentar mais riscos de complicações no futuro, nomeadamente, nódulos palpáveis, visíveis e inflamados, que a acontecer especialmente na face, podem ser catastróficos e com resultados muito pouco naturais. Deste modo, os produtos não definitivos, embora mais dispendiosos e que obrigam à realização de retoques de um a três anos, são mais seguros.
Para realizar bioplastia deverá primeiro ocorrer uma avaliação clínica feita pelo médico de modo a despistar contraindicações e avaliar expetativas. Não é necessária preparação prévia especial, exceto por vezes suspender temporariamente certo tipo de medicação.
Existem cuidados específicos imediatos, após o procedimento, consoante o produto utilizado e área tratada. São cuidados muito simples, compatíveis com a vida diária. Pode ocorrer ligeiro edema e equimose durante uma semana, devido ao traumatismo e inflamação que o produto provoca, conseguindo quase sempre ser disfarçados com maquilhagem. Esta inflamação vai estimular beneficamente, a produção de colagénio e outras fibras, nas áreas infiltradas, funcionando como pilares de sustentação da pele, criando suporte e volume.
A bioplastia é um procedimento seguro, progressivo e acessível, com resultados naturais e duradouros. O custo varia consoante o tipo e a quantidade de produto utilizado e a área a tratar. Assim, áreas como o nariz e face são bastante acessíveis economicamente, outras regiões como nádegas, já se tornam mais dispendiosas, pela quantidade de produto necessário. Mas poderá sempre ser realizado por sessões à medida das possibilidades de cada paciente.