Suspensões com fios
As suspensões consistem em passar fios especiais por baixo da pele, em várias direções, o que leva a uma suspensão da mesma, conseguindo algum grau de levantamento da sobrancelha, da maçã do rosto e da pele do pescoço. O resultado inicial entusiasmante deve-se ao edema traumático e ao fim de dois meses após completo desaparecimento do edema, o resultado desvanece. Ocorre também pregueamento da pele, principalmente no pescoço, que nalguns casos pode demorar a resolver.
Houve uma evolução no tipo de fios, sendo atualmente compostos de um sistema de ancoragem com cones bidirecionais, que lhe dá um pouco mais de credibilidade. O material atualmente de que são feitos, o Ácido Poliáctico, silhouette soft lit, vai sendo reabsorvido no espaço de dois anos e sendo substituído no seu trajeto por Colagénio. No entanto, não ganhe grandes expetativas. A sua colocação implica anestesia local, pois não é indolor, a seguir pode ficar com Equimoses que demoram uma semana a desaparecer. O risco de infeção, embora pequeno, está presente.
Eventualmente podem ser usados com algum resultado em casos em que a flacidez ainda é pouco acentuada, para levantamento da sobrancelha e da maçã do rosto ou em casos em que a paciente não quer ou não pode ser submetida a cirurgia. Podem ser utilizados em associação a outros procedimentos não cirúrgicos de rejuvenescimento facial. Não deixa de ser um procedimento invasivo e os resultados pouco fiáveis e com pouca segurança de garantia. A relação custo/ resultado é elevada.
Na semana a seguir, aconselha-se dieta mole e evitar movimentos excessivos da área tratada, para evitar deslocamento ou rotura dos fios.
Está descrito também o uso de fios de suspensão para levantamento da mama e dos glúteos, mas sem resultados credíveis, pois são zonas de grande volume e pressão.