Pescoço
O avançar da idade conjugado com o efeito da gravidade, vai provocando flacidez, queda da região do pescoço e acumulação de gordura. Geralmente está associado à flacidez do resto da face.
A correção faz-se por lipoaspiração, quando existe só excesso de gordura e a pele é jovem permitindo a sua retração posteriormente. É feita sob anestesia local e não é necessário internamento ou restrição das atividades. O aparecimento de grandes hematomas é raro. A área fica um pouco sensível durante a primeira semana e é necessária moldagem do pescoço com adesivo ou com uma banda durante este período para ajudar a moldar a pele às estruturas profundas.
A massagem de drenagem linfática pode estar indicada,a partir da primeira semana. O resultado só pode ser visto ao fim de 3 meses.
Quando existe flacidez associada a acumulação de gordura, terá que se proceder ao lifting cervical conjugado com a lipoaspiração. Esta cirurgia reposiciona a musculatura do pescoço que descai com a idade e retira o excesso de pele do pescoço.
A anestesia nestes casos é a sedação, podendo ser efetuado em ambulatório. O pós-operatório evolui com edema e alguns hematomas do pescoço. Os pontos são retirados ao fim de 15 dias. As cicatrizes ficam escondidas atrás da orelha e pelo cabelo, num processo idêntico ao lifting cervico-facial.