BIOPLASTIA
CIRURGIA PLÁSTICA
Informações práticas
Procedimento estético que permite esculpir, rejuvenescer, harmonizar e dar volume em determinadas áreas da face e corpo, através de substâncias injetáveis.
30 minutos a 1 hora.
Anestesia local, sem necessidade de internamento.
Trata-se de um procedimento pouco invasivo que não envolve incisões, uma vez que apenas é realizada por meio de injeções de substâncias.
É um procedimento rápido e geralmente não requer um tempo significativo de recuperação.
Os resultados são logo visíveis, naturais, duradouros e seguros. É possível realizar retoques anualmente como forma de manutenção.
SABER MAIS
A bioplastia é um procedimento estético cada vez mais procurado, porque permite melhorar a aparência e o equilíbrio entre determinadas regiões do corpo e da face, tornando-o mais harmonioso e atraente e realçando as características já existentes.
Pode ser utilizada para reparar os contornos do corpo e da face que se vão perdendo com o envelhecimento, devido à perda de osso, músculo e gordura, ou para adiar a necessidade de cirurgia em pequenas correções de flacidez.
Mulheres mais adequadas à realização de uma bioplastia geralmente exibem as seguintes características:
- Boa saúde geral, tanto física como emocional;
- Flacidez leve e moderada;
- Boa elasticidade de pele;
- Ausência de alergias;
- Desejo de melhorar a aparência;
- Compromisso com a recuperação;
- Expectativas realistas.
Para realizar bioplastia deverá primeiro ocorrer uma avaliação clínica feita pelo médico de modo a despistar contraindicações e avaliar expectativas. Não é necessária preparação prévia especial, exceto por vezes suspender temporariamente certo tipo de medicação.
A bioplastia permite esculpir determinada área do corpo e rosto, de forma a corrigir depressões e deformações. É um método minimamente invasivo, simples, sem cortes e, por isso, pode ser realizado por etapas.
As áreas de intervenção mais comuns são:
Rosto:
- Lábios;
- Nariz;
- Queixo;
- Malares ou contorno da mandíbula.
Corpo:
- Mãos;
- Pernas;
- Glúteos;
- Celulite;
- Genitais femininos.
Existem vários tipos de produtos usados em bioplastia, como:
- Ácido hialurónico;
- Ácido polilático;
- Policaprolactona;
- Hidroxiapatite de cálcio;
- Poly-caprolactona.
São produtos que preenchem imediatamente e, ao mesmo tempo, a curto prazo. Estimulam a formação pelo nosso corpo de colagénio, o que vai permitir resultados consistentes ao longo dos anos, com necessidade mínima de retoque e grande segurança.
A aplicação dos produtos é feita por sessões, cujo número varia de pessoa para pessoa e de acordo com a necessidade individual.
O produto pode ser injetado a vários níveis de profundidade de acordo com a área a tratar e efeito pretendido, tais como:
- Subcutânea;
- Submuscular;
- Subdérmico;
- Justa periósteo.
Os resultados da bioplastia são logo visíveis, naturais, duradouros e seguros. Os principais resultados são:
- Suavização de rugas e linhas de expressão do rosto;
- Aumento de volume e contorno do corpo e rosto;
- Correção de irregularidades do corpo e rosto;
- Melhoria da aparência com aspeto natural.
Após estabilização de resultados, poderá realizar retoques anualmente para a manutenção dos mesmos.
O risco de alergias, rejeição ou outras complicações é raríssimo.
Após o tratamento é normal que ocorra um ligeiro edema e equimose durante uma semana, devido ao traumatismo e inflamação que o produto provoca. Esta inflamação vai estimular beneficamente a produção de colagénio e outras fibras, nas áreas infiltradas, funcionando como pilares de sustentação da pele, criando suporte e volume.
A bioestimulação da produção de colágenio vai ocorrer nas semanas seguintes ao tratamento, com estabilização do resultado entre a sexta e a oitava semana, altura em que pode ser necessária uma nova sessão de modo a consolidar ou melhorar o resultado.
Existem cuidados específicos imediatos, após o procedimento, consoante o produto utilizado e a área tratada. São cuidados muito simples, compatíveis com a vida diária:
- Evitar toques excessivos;
- Evitar exercícios intensos;
- Evitar exposição ao sol;
- Evitar calor excessivo;
- Manter-se hidratado.
MITOS E FACTOS
Facto: Como qualquer procedimento médico, a bioplastia não está isenta de riscos. Pode haver complicações, como infeções, reações alérgicas, assimetrias ou resultados indesejados. A segurança depende da escolha do material, do profissional e das condições de higiene.
Facto: A bioplastia é mais adequada para pequenas melhorias estéticas e realces, mas não é um substituto para cirurgias mais invasivas, como uma rinoplastia.
Facto: A sensação de dor varia de pessoa para pessoa, mas a bioplastia geralmente envolve alguma dor ou desconforto durante e após o procedimento. O profissional pode usar anestesia local para minimizar o desconforto.
Facto: Nem todos são candidatos ideais para a bioplastia. Pessoas com condições médicas específicas, alergias conhecidas aos materiais usados ou expectativas irreais devem ser cuidadosamente avaliadas antes de proceder.