Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

25 ANOS DEEXPERIÊNCIA
25 ANOS DEEXPERIÊNCIA

Preenchimentos de rugas e sulcos

Esta técnica consiste na aplicação de um produto através de injecção por debaixo das camadas mais superficiais da pele, de modo a preencher uma ruga, um sulco, uma depressão ou uma cicatriz e assim atenua-las. Ao ser introduzido, o produto preenche espaço e estimula o organismo a produzir colagénio nessa região. Os nomes utilizados no texto referem-se ao produto químico. Existem várias marcas comerciais no mercado, para o mesmo produto químico.

 

Ao longo dos anos tem aparecido inúmeros produtos, que após a euforia inicial são abandonados pelo risco de complicações, é portanto uma área em constante evolução. Todos os anos aparecem novidades. Longe vai o tempo das injecções de silicone e de colagénio, o primeiro porque o risco de complicações e maus resultados era enorme e o segundo porque durava muito pouco tempo, cerca de seis meses, e o efeito desaparecia. Produtos definitivos também foram abandonados , pelo risco de complicações.

 

Antes de realizar um preenchimento deve estar muito bem esclarecido sobre o produto usado.

 

Não confunda botox com preenchimento.

 

Dentro dos Produtos de infiltração bioestimulantes, o produto de eleição é o ácido hialuronico, que é um produto não definitivo. O ácido hialuronico é um produto que existe naturalmente no nosso organismo e foi produzido em laboratório para poder ser injectado. Tem um aspecto de gel transparente e existe em varias concentrações, as quais tem indicações especificas de acordo com a profundidade a que se quer injectar e o local e consequentemente com o efeito que se quer obter. A actual geração dos trinta aos quarenta anos é uma sortuda, pois este produto pode ser equiparado a uma fonte de juventude para a sua pele, se aplicado logo aos primeiros sinais de envelhecimento e ainda melhor se for aplicado antes de começar a notar estes sinais, pois como tal funciona quase como preventivo, permitindo chegar aos cinquenta anos, com um rosto aparentando quarenta ou menos. Quando se fala  em aplicação, refere-se  á injecção e não á aplicação de creme ou gel. Estes não têm qualquer efeito como preenchimento.

 

As infiltrações de ácido hialuronico, são preventivas, melhoram e fazem mesmo desaparecer rugas instaladas, mantendo um aspecto natural e sem riscos de complicações futuras.

 

Claro que o aspecto natural é o objectivo pretendido quando se infiltra uma ruga, um lábio e só acontece o contrário, quando se infiltra em excesso ou quando o profissional não tem sensibilidade estética ou não sabe o que faz. O resultado deve ser natural e harmonioso . Nada mais vulgar e desastroso que maçãs do rosto ou lábios de tamanho excessivo.

 

O ácido hialuronico tem a vantagem de ao ser reabsorvido pelo organismo em cerca de nove a doze meses, permitir em casos de excesso de infiltração, que ao fim desse tempo, tudo volte a ficar quase ao que era anteriormente. Quero dar enfase ao «quase», pois mesmo que não volte a injectar o ácido hialuronico dentro de dois a três anos, a sua ruga, o seu sulco nunca voltam a ficar tão pronunciados como estavam antes da infiltração. Porquê? Porque o ácido hialuronico ao ser injectado provoca debaixo da pele uma inflamação com estimulação das células produtoras de colagénio e fibras, criando como que uma «fibrose» na camada profunda da pele, que dá suporte e evita assim o aparecimento ou agravamento de rugas ou sulcos. Temos portanto o efeito preenchimento e o efeito indirecto de estimulação de produção de fibras. Não existe outro produto com este efeito benéfico e ao mesmo tempo tão seguro.

 

O inchaço após as infiltrações é normal, podem durar entre dois dias a um mes, depende de cada caso, tem a ver com a tal inflamação descrita acima. Deve relaxar, maquilhar-se e esperar que passe.

 

Outros produtos de infiltração , bioestimuladores  mais recentes são o acido polilatico , hidroxiapatite de cálcio , poly-caprolactona . Todos eles estimulam a produção de colageneo no local onde são infiltrados . O modo de aplicação , cuidados pos- infiltração , grau e duração de resultados variam entre eles . A escolha do produto de infiltração deve ser individual , adaptada ao que se pretende .

 

As indicações para preenchimentos, incluem rugas da testa, glabela, periorbitais, olheiras, contorno malar e mandibular,  nariz, aumento e contorno dos lábios, rugas perilabiais, sulcos nasogenianos, aumento do queixo, cicatrizes, rugas e perda de volume do dorso das mãos, rugas do decote.

 

Existe alguns cuidados a ter antes do preenchimento. Pode ser necessário terapia profiláctica oral do herpes labial, nos casos em que existem surtos frequentes, pois um surto de herpes na primeira semana logo após a infiltração do produto, pode causar infecção local.

 

Deve informar o seu médico se sofre de doença auto-imune, alergia conhecida a qualquer produto de infiltração feito anteriormente, diabetes mal controlada, pois o risco de complicações é maior. Assim como, se estiver a tomar anticoagulantes ou acido acetilsalicílico, nestes casos, o risco de equimoses grandes e de duração superior a uma semana é maior. A aplicação destes produtos está contra-indicado durante a gravidez, período de amamentação e em cima de lesões de acne activo.

 

De ressaltar o elevado risco de complicações quando se injecta um produto mesmo que seja extremamente seguro, como o ácido hialurónico, em áreas onde se injectaram no passado produtos definitivos. O ácido hialurónico, pode como que despertar uma reacção tipo alérgica do produto definitivo, mesmo que este último tenha sido injectado há muitos anos. Deve portanto informar sempre o seu médico e não omitir a realização de preenchimentos no passado e deve sempre esclarecer que produto foi infiltrado. Por vezes é decepcionante para o paciente, a recusa em infiltrar com ácido hialurónico um lábio ou sulcos que anos antes foram infiltrados com produtos definitivos, mas o risco de inflamação ao produto definitivo com formação de nódulos, é muito grande. Estes casos têm de ser bem equacionados e discutidos com o paciente, em termos de benefício verso risco.

 

 A aplicação é geralmente indolor ou pouco dolorosa, dependendo da região e da sensibilidade individual á dor.

 

Pode aplicar-se um anestésico tópico ou mesmo infiltração anestésica regional, dependendo da área a infiltrar. A aplicação demora cerca de trinta minutos. Pode maquilhar-se a seguir. O gelo pode  ser feito durante o procedimento, tendo em vista menos sangramento e dor .

 

Após o tratamento não deve massajar a zona, excepto se for recomendado. É natural durante as primeiras semanas sentir nódulos, vermelhidão, inchaço e equimoses. Não deve fazer gelo ou tomar anti-inflamatórios, estes sinais reactivos ao traumatismo que não deixa de ser uma infiltração, resolvem naturalmente em um mes. Quando os sinais inflamatórios persistem mais tempo, deve informar o seu médico. A maquilhagem vai ser a grande arma de camuflagem destes sinais. Deve evitar sol directo na área infiltrada, sauna, banho turco na semana a seguir á infiltração.  Não deve realizar peelings profundos, laser ou dermoabrasão na área de pele que foi infiltrada, durante cerca de três semanas, pelo perigo de inflamação e infecção do produto.

 

 A manutenção deve ser feita de acordo com o tipo de produto. A durabilidade de cada produto varia consoante o produto, o organismo e a área tratada. Pessoas diferentes absorvem diferentemente os produtos.

 

Quando se infiltra com ácido hialurónico a primeira vez, o retoque ao fim de 3 a 4 meses, faz perdurar o efeito mais tempo. Após o reforço deve fazer manutenção entre os nove meses a dois anos , dependendo do produto utilizado , área tratada e efeito pretendido. Quando se utiliza o ácido hilurónico  muito superficial, tal é o caso da mesoterapia ou na derme superficial, o qual é menos denso e mais fluido, funcionando como hidratante da pele, sugere-se um mínimo de três aplicações a cada quatro semanas.

Imagens antes e depois