Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

Mulher

Para além da estética: como a cirurgia plástica pode ajudar a saúde

Há quem a entenda apenas como uma futilidade, um capricho de quem não sabe aceitar o envelhecimento ou lidar com a imperfeição. Mas a cirurgia plástica vai muito além do lado estético, com benefícios para a saúde que motivam muitos dos que procuram a sua ajuda.

A começar pelo nariz. Sim, é verdade que há quem o ache muito grande, ou muito abatatado, ou ainda desproporcional, recorrendo à plástica para conseguir o ideal de nariz perfeito. Mas há depois muitos para quem a rinoplastia é uma forma de corrigir outros aspetos, como um desvio no septo nasal, o que não raras vezes dificulta a passagem de ar pelas vias aéreas, ou outros aspetos funcionais que podem ser corrigidos, tornando mais fácil a respiração e evitando o congestionamento nasal.

A redução mamária é outra forma de corrigir o que a natureza deixou menos bem. Mas ter um número inferior de soutien consegue fazer muito mais do que isso: elimina os quilos que podem ser causadores de dores no pescoço, nas costas e nos ombros, o que, ao mesmo tempo, vai melhorar a postura, tornando ainda mais fácil a respiração.

Também a abdominoplastia, cirurgia capaz de remover a pele e gordura em excesso abaixo do umbigo, tem efeitos para lá dos relacionados com o reflexo devolvido pelo espelho. Esta intervenção reduz o risco de diabetes, uma vez que a acumulação de gordura abdominal é um dos fatores que contribui para o aparecimento da doença, e alivia as dores nas costas, resultantes de uma postura incorreta. Da lista faz ainda parte a cirurgia que permite a redução do tamanho do peito masculino, responsável pela baixa autoestima e problemas de confiança entre muitos jovens.

Esta é, de resto, uma vantagem muitas vezes negligenciada, mas com um impacto difícil de quantificar: a dos efeitos psicológicos, que são transversais a todas as intervenções estéticas. É que, ao ajudar quem a ela se submete a gostar mais de si, as intervenções plásticas proporcionam um reforço da confiança e, consequentemente, benefícios ao nível da saúde mental, um dos aspetos essenciais para uma vida que se quer mais saudável.