Mito 1 – Tem tudo a ver com o aspeto.
Facto – Sim, o aspeto tem muito a ver com a procura pelos procedimentos de cirurgia plástica, mas não tem tudo. O impacto que muitas das intervenções têm na autoestima confirma o papel deste tipo de intervenções na melhoria da forma como as pessoas se sentem. A isto junta-se a questão funcional. Em muitos casos, a mudança tem impacto na saúde, como é o caso, por exemplo, da mamoplastia de redução ou da rinoplastia.
Mito 2 – As cicatrizes vão ser muito feias
Facto – Todos os cortes feitos na pele deixam cicatriz e até mesmo as técnicas mais modernas são incapazes de as evitar. No entanto, são essas mesmas técnicas que permitem reduzi-las e dissimula-las ao máximo. A qualidade final das cicatrizes, essa depende sobretudo de fatores individuais como a idade, raça e cor de pele, além dos cuidados pós-operatórios, como evitar a exposição solar, massagem e hidratação das cicatrizes. Poderão ser necessários entre seis meses a um ano para que estabilizem, podendo ser necessário nessa altura pequenas correções de modo a obter o melhor resultado possível.
Mito #3 – Lipoaspiração é igual a perda de peso
Facto – Ainda que o desejo de muitas pessoas pudesse ser esse, a realidade é que lipoaspiração não é, de todo, a mesma coisa que perda de peso. Embora as células gordas que são aspiradas ou removidas não voltem a crescer na área tratada, as que ficam vão aumentar de tamanho se o peso aumentar. O que significa que, para manter os resultados, é importante o controlo posterior do peso.
Mito #4 – Os implantes mamários não são seguros
Facto – A qualidade dos implantes tem evoluído bastante nos últimos anos, o que condiciona menos riscos de complicações. E o futuro promete mais evoluções. Longe vão os tempos dos implantes salinos que sofriam rotura frequente e dos implantes de silicone líquido, com todas as suas complicações.
Mito #5 – Os riscos são muitos
Facto – Como qualquer intervenção, as cirurgias plásticas têm também os seus riscos, que são minimizados quando a escolha do cirurgião é feita de forma cuidada: este deve ter uma vasta experiência na área da cirurgia estética, que é uma especialização dentro da cirurgia plástica. As condições de segurança devem ser salvaguardadas.
Mito #6 – É só para mulheres
Facto – Ainda que as mulheres possam estar em maioria na busca por procedimentos de cirurgia plástica, os homens também as procuram. Os números internacionais confirmam o crescimento das intervenções feitas nos elementos do sexo masculino, interessados em vários tipos de procedimentos.