Sabia que as rugas periorais verticais ao redor dos lábios, também conhecidas por “código de barras”, costumam surgir por volta dos 40 anos de idade? E que a perda de elasticidade da pele e dos tecidos que a sustentam, bem como o excesso de exposição solar e o tabagismo, são alguns dos principais fatores que contribuem para o seu aparecimento?
Tal como quaisquer rugas, é normal que o “código de barras” seja um sinal de envelhecimento indesejado, pelo que deve ser tratado da forma mais precoce possível. Mas qual é o melhor tratamento para este tipo de rugas?
Independentemente da idade do paciente, assim que começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento, o ácido hialurónico é a substância ideal para um melhor estímulo da produção de colagénio e de outras fibras, podendo ainda ser associado a vitaminas e antioxidantes. Além disso, caso opte por este procedimento e para um resultado mais satisfatório e duradouro, o ideal é realizar o tratamento com regularidade mensal durante os primeiros três a quatro meses.
No entanto, caso o “código de barras” já tenha alguma profundidade, o ácido hialurónico não será suficiente para o seu tratamento, pelo que são aconselhados outros tipos de procedimentos, como os peelings profundos.
E, por fim, há uma palavra de ordem a não esquecer no que respeita aos cuidados da pele do rosto: prevenção! Mas como é que se pode prevenir estas rugas? Protegendo a derme da exposição solar, utilizando cremes e produtos hidratantes, não fumando e, sobretudo, tratando das rugas aos primeiros sinais de envelhecimento.