Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

25 ANOS DEEXPERIÊNCIA
25 ANOS DEEXPERIÊNCIA

Infiltração de Gordura ou Lipofilling

A gordura pode ser retirada de uma zona em excesso e após tratamento especial, ser de novo infiltrada, como enxerto, em sulcos profundos, depressões ou em áreas que vão perdendo volume com a idade. A perda de volume ao longo dos anos de determinadas áreas da face, deve-se a uma perda da gordura subcutânea, assim como a perda do volume ósseo. O preenchimento dessas áreas com gordura permite rejuvenescer o rosto. Pode ser aplicada, por exemplo, nas maçãs do rosto, sulcos nasogenianos, glabela, lábios, assim como noutras regiões do corpo, como mama, nádegas, genitais e membros inferiores.

 

A gordura infiltrada pode ser reabsorvida em menor ou maior grau, dependendo de cada caso, condicionando o resultado. As técnicas de recolha, preparação e aplicação têm vindo a evoluir, no sentido de otimizar a pega do enxerto de gordura infiltrada.

 

A colheita de gordura envolve uma Lipoaspiração com anestesia local ou sedativa, consoante a área a aspirar e a quantidade de gordura necessária. A recuperação desta Lipoaspiração e possíveis complicações será descrita na área das Lipoaspirações. A preparação da gordura aspirada para ser infiltrada demora cerca de trinta minutos a uma hora. As zonas tratadas ficam edemaciadas e com Equimoses que demoram cerca de duas semanas a passar. O pós-operatório não implica cuidados especiais. A estabilização de resultados pode ir até aos seis meses, o que quer dizer que durante este período a gordura pode manter-se quase totalmente ou reabsorver em maior ou menor grau. Podem surgir quistos de necrose gorda, causados pela morte do tecido adiposo infiltrado, calcificações com nódulos e assimetrias, devido às diferenças de reabsorção de zona para zona.

 

No entanto, a evolução das técnicas tem vindo a aumentar a percentagem de gordura que permanece após o Lipofilling, permitindo cada vez mais resultados bons e duradouros. No entanto, continua a ser impossível garantir com segurança qual a percentagem de gordura que vai permanecer.

 

Esta técnica pode ser utilizada em associação a outras técnicas de rejuvenescimento facial cirúrgico e não cirúrgico.