Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

25 ANOS DEEXPERIÊNCIA
25 ANOS DEEXPERIÊNCIA

BLEFAROPLASTIA

CIRURGIA PLÁSTICA

As cicatrizes são a consequência do processo de cicatrização da pele após lesões ou cirurgias. Elas surgem quando as camadas externas da pele, conhecidas como epiderme, e as camadas internas, chamadas derme, são danificadas. Durante o período de cicatrização, o corpo responde produzindo colágeno, um tecido fibroso, para reparar a área afetada.

 

Existem vários tipos de cicatrizes, decorrentes de cortes, queimaduras, acne, procedimentos cirúrgicos ou acidentes. Independentemente da origem, as cicatrizes fazem parte do processo natural de recuperação do corpo. Quando a pele sofre algum dano, o organismo entra em ação para restaurar os tecidos afetados, resultando na formação de uma cicatriz.

Cicatrizes normais: Desenvolvem-se como parte do processo habitual de cicatrização. Inicialmente, podem ser avermelhadas, elevadas e sensíveis, mas com o tempo tendem a suavizar e aclarar.

Cicatrizes hipertróficas: São cicatrizes elevadas e espessas, mas permanecem confinadas à área original da lesão. Podem ser vermelhas, causar prurido e desconforto, mas não se estendem além da região afetada.

Cicatrizes queloides: Ao contrário das cicatrizes hipertróficas, os queloides estendem-se além da área original da lesão. São espessos, endurecidos e elevados, frequentemente apresentando uma coloração mais escura do que a pele circundante.

O tratamento de cicatrizes queloides pode ser mais desafiador e está sujeito a predisposições genéticas.

Cicatrizes atróficas: Estas cicatrizes resultam em depressões ou retrações na pele, frequentemente devido à perda de tecido durante o processo de cicatrização, como é comum nas cicatrizes de acne.

 

É fundamental destacar que cada caso de cicatriz é único e que o tratamento apropriado deve ser determinado por profissionais de saúde qualificados, como dermatologistas ou cirurgiões plásticos. Além disso, é importante manter expectativas realistas, pois nem todos os tratamentos resultam na remoção completa da cicatriz. O objetivo principal é melhorar a aparência e a funcionalidade da área afetada.