Ana Gonçalves Cirurgia Plástica

Labios

Como tratar e prevenir as rugas ao redor dos lábios?

Sabia que as rugas periorais verticais ao redor dos lábios, também conhecidas por “código de barras”, costumam surgir por volta dos 40 anos de idade? E que a perda de elasticidade da pele e dos tecidos que a sustentam, bem como o excesso de exposição solar e o tabagismo, são alguns dos principais fatores que contribuem para o seu aparecimento?

Tal como quaisquer rugas, é normal que o “código de barras” seja um sinal de envelhecimento indesejado, pelo que deve ser tratado da forma mais precoce possível. Mas qual é o melhor tratamento para este tipo de rugas?

Independentemente da idade do paciente, assim que começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento, o ácido hialurónico é a substância ideal para um melhor estímulo da produção de colagénio e de outras fibras, podendo ainda ser associado a vitaminas e antioxidantes. Além disso, caso opte por este procedimento e para um resultado mais satisfatório e duradouro, o ideal é realizar o tratamento com regularidade mensal durante os primeiros três a quatro meses.

No entanto, caso o “código de barras” já tenha alguma profundidade, o ácido hialurónico não será suficiente para o seu tratamento, pelo que são aconselhados outros tipos de procedimentos, como os peelings profundos.

E, por fim, há uma palavra de ordem a não esquecer no que respeita aos cuidados da pele do rosto: prevenção! Mas como é que se pode prevenir estas rugas? Protegendo a derme da exposição solar, utilizando cremes e produtos hidratantes, não fumando e, sobretudo, tratando das rugas aos primeiros sinais de envelhecimento.